Prefeitura de SP quer disponibilizar a velocidade dos ônibus no Google Maps

A Prefeitura da cidade de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (20) que tem planos para adicionar dados sobre as velocidades dos ônibus metropolitanos no Google, garantindo que os usuários que acessam o serviço para calcular rotas possam saber quanto tempo irão levar em seu trajeto se optarem pelo transporte público. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

No Google, os usuários já podem calcular o tempo do percurso com base no trânsito no horário para trajetos feitos de carro e, com a nova ferramenta, esse cálculo também poderá ser feito para quem anda de ônibus pela cidade. As autoridades e a companhia estariam conversando sobre a possibilidade e de que forma o novo recurso seria introduzido.

A SPTrans (São Paulo Transporte) calcula a velocidade média e tempo de viagem dos mais de 15 mil veículos da frota municipal com o auxílio do aparelho de GPS instalado nos ônibus. “Para a gente também tem a vantagem que é como uma pesquisa Origem/Destino”, afirmou Jilmar Tatto, secretário de Transportes. Com os dados, o secretário afirma que a prefeitura poderá planejar melhor as linhas de ônibus para atender à demanda da população.

Para os usuários, a vantagem é a possibilidade de calcular quanto tempo levará para chegar ao seu destino e, dessa forma, conseguir optar pelo melhor meio e caminho. O Google afirmou em nota que não comenta sobre negociações que ainda estão em curso.