O que é propagação DNS?

A propagação de DNS é o tempo que leva para as alterações feitas nos servidores de DNS serem vistas pelos usuários da internet após alguma modificação. O tempo de propagação costuma levar até 48h e esse tempo é determinado por alguns dos seguintes fatores.

1 – Configuração da TTL (Time to Live): TTL é o tempo que os servidores armazenam registros do DNS. Se configurar o TTL para um registro de uma hora, o servidor armazenará informações durante uma hora antes de recuperar as informações atualizadas. Se a configuração do TTL for um tempo mais curto, aumenta a velocidade de propagação, porém, as configurações mais curtas aumentam o número de consultas ao servidor, o que diminui o tempo de processamento do servidor.

2 – O seu provedor de internet: Para diminuir o tráfego e acelerar a navegação, alguns provedores armazenam os dados localmente ao invés de buscar ao servidor de DNS, ignorando as configurações de TTL e atualizando os registros a cada dois ou três dias. Esta ação retarda o tempo de propagação do DNS.

3 – O registro do domínio: Se o registro de domínio sofrer alguma alteração e em poucos minutos o servidor publicar um registro para sua zona de raiz, isso também pode retardar a propagação do DNS.

Em modo geral, o mais comum na atualidade é que o provedor de internet prolongue o tempo em cache do DNS, fazendo com que uma mudança de nameserver ou DNS demore mais tempo do que o configurado no TTL.

  • DNS
  • 1 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Programa de Afiliados: Como funciona?

Nosso programa de afiliados paga uma porcentagem a cada cliente que você indicar com seu link de...

Quais são os dns da Super T Host?

Os dns da Super T Host são:   Nameserver 1: ns1.sth.srv.br Nameserver 2:...

Sou designer e não conheço muito essa parte técnica. Posso ter um servidor?

Mas é claro. Esse é o grande diferencial do servidor virtual. Você não precisará de nenhum...

Que tipo de conteúdo pode ser hospedado no meu site?

O conteúdo que desejar. Qualquer tipo de arquivo, desde de que não seja ilegal. Entre os tipos de...

Preciso me preocupar quanto ao sistema operacional (Windows, Linux...) da minha máquina para assinar um plano de hospedagem de sites?

Não. A diferença entre um plano de hospedagem de sites Linux ou Windows e uma revenda Linux ou...

Powered by WHMCompleteSolution